A tese em Visconde de Mauá . Número-2

Pega mais um pouco de estrada de terra, aumenta o som de seu carro e segue em direção a Visconde de Mauá. Depois de mais alguns buracos, finalmente entra numa vila rusticamente urbanizada, passa na frente de uma igrejinha e vê no fim da rua um boteco aberto com apenas dois senhores conversando. Encosta o carro e desce para conversar:

- Boa noite Senhores, aqui já é Visconde de Mauá? Como faço para chegar na vila da Maromba?

- Boa noite. Respondeu o Senhor atrás do balcão.

- Sim, aqui é a vila de Visconde de Mauá, 7 km a frente fica a vila de Maringá e depois tem mais 3 km para chegar a vila da Maromba.

- As 3 vilas pertencem a Visconde de Mauá ? Perguntou Lutti.

O Senhor levanta da cadeira e diz: - É uma pergunta complicada , mas se tiver tempo posso lhe explicar.

- Sim tenho tempo, minha pressa deixei na cidade. Responde Lutti.

vila1

- Então vamos lá. Sim as três vilas pertencem a Visconde de Mauá. Antigamente, a estrada terminava aqui e aqui era a única vila da região de Visconde de Mauá, ao longo do tempo os imigrantes europeus começaram a subir o rio em busca de novas terras para formar novos núcleos de colonização, formando as vilas de Maringá e Maromba. Como a vila de Visconde de Mauá era o primeiro núcleo de colonização, acabou dando o nome a toda região. Ou seja, estar em Maringá e Maromba é estar em Visconde de Mauá, tanto que depois, com a consolidação da região como pólo turístico, estas vilas começaram a ter mais destaque, já que nelas estão os principais atrativos turísticos da região de Visconde de Mauá.

-Puxa , muito obrigado pela aula. Como o Senhor se chama? Acrescentou Lutti.

- Meu nome é Pedro, sou o guarda florestal da APA, área de proteção ambiental, moro aqui ao lado. Seu nome é?

- Meu nome é Luciano, mas pode me chamar de Lutti. Tirei alguns dias de folga para terminar minha tese de doutorado aqui em Visconde de Mauá, vou ficar numa pousada acima da vila da Maromba. Mas antes precisava encontrar algum restaurante aberto. Onde acho um?

-Olha, a maioria dos restaurantes da região de Visconde de Mauá fica na vila de Maringá, caminho para quem vai para Maromba, mas como já é tarde, não sei se você vai encontrar alguma coisa aberta. Responde Pedro.

-Você tem alguma coisa para comer aí? Pegunta Lutti para o dono do Boteco.

-Negativo. Responde o dono.

-Tudo bem vou seguir estrada a dentro para ver se acho alguma coisa. Basta eu seguir esta estrada que chego na próxima vila, certo? Confirmou Lutti.

moon5

-Exatamente, esta estrada é a única que une as três vilas e corre paralela ao rio, começa aqui, atravessa Maringá, Maromba e termina na cachoeira do Escorrega, onde começa o Parque Nacional de Itatiaia. No caminho, você vai passar na entrada dos vales do Pavão, das Cruzes e Santa Clara, não entre nos vales, basta manter a preferencial que você chega na vila de Maringá e depois na vila da Maromba.

Lutti agradece e segue em frente para a próxima vila .


https://www.viscondedemaua.com.br/

Continua...

Comentários

Artigos Populares de Visconde de Mauá, RJ