Trekking em Visconde de Mauá

O que é o Trekking?

Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a  natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking ou Caminhada, tem essa oportunidade, e esse é sem dúvidas o principal motivo que faz do esporte um dos que mais cresce.
 
viscondedemaua 128 
Os praticantes da modalidade aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar.

O baixo custo da atividade, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte.

Lugares Interessantes Para o Trekking em Visconde de Mauá

viscondedemaua 017
 Cachoeira do Escorrega - em 1966 uma forte enxurrada lapidou um enorme rochedo, formando um tobogã natural, e uma das mais belas cachoeiras da região de Visconde de Mauá, que tem uma extensão de 30 m e um desnível de 7 m. A maioria das pessoas desce sentada, outras deitadas, de barriga, alguns nativos vão até em pé, surfando nas pedras. Seguindo acima do Escorrega, você pode se desbravar em outras cachoeiras dentro do Parque Nacional de Itatiaia. 

Poção da Maromba - fica no caminho da Cachoeira do Escorrega. O Poção da Maromba é muito bonito é apreciado para banhos, ainda que apresente forte correnteza e haja formação de galerias em decorrência de sua profundidade. Para os mais corajosos há o desafio de se executar um mergulho de 8 m de altura nas suas águas profundas.

Poço das Antas - é a maior piscina natural da região. Perfeita para passar o dia com a família.

Cachoeira Santa Clara - A Cachoeira Santa Clara constitui-se de viscondedemaua054um único salto de 20 m de altura com aproximadamente 60 m de extensão. Suas águas são frias e cristalinas e se projetam num poço ótimo para mergulhos. Fica à 4 km de Maringá.
 
 
Toca da Raposa - Cachoeira pouco conhecida, localizada em local protegido por uma pedra, quase formando uma caverna. Possui aguas geladas (tradicional da regiao), e forma uma piscina natural. Cachoeira atípica pois a sua beleza está na formação rochosa a sua volta. No local existe um pequeno barzinho para lanches rápidos. A caminhada da estrada até a cachoeira é feita por uma trilha de aproximadamente 500m, que cruza um rio.
Cachoeira do Alcantilado - está em uma fazenda particular com várias cachoeiras. Uma atrás da outra, formando no total 9 cachoeiras. Na entrada é cobrada uma taxa de visitação.

Pedra Selada - Na zona rural de Visconde de Mauá. Leva-se em Pedra Seladamédia duas horas de caminhada até o pico que tem forma de sela. A caminhada é feita em trilha de mata fechada e íngrime.

Véu da Noiva - mais uma com esse nome, mas bastante bonita. A cachoeira Véu da Noiva possui uma altura total de 30 m, distribuídos em 3 degraus. Suas águas, frias e límpidas, precipitam-se sobre um poço formando uma piscina natural.

Fontes: Trilhas e Aventuras
O Radical
 

Comentários

Para conhecer a maioria dos passeios e cachoeiras de Visconde de Mauá não requer guia pois é tudo de mão beijada , são tantas as cachoeiras e passeios em Visconde de Mauá , que basta uma pequena volta na Maromba e na Santa Clara para se deparar com inúmeras cachoeiras de águas limpas e cristalinas . Porém tem alguns passeios que requer guia como a cachoeira Das Saudades , dos Cristais e o pico da Pedra Selada , para tais , recomendo o guia Paquinha que mora na vila da Maromba , além de ser um ótimo guia é uma figura !
Anônimo disse…
olá sou um admirador da região e gostaria de saber onde posso organizar uma boa competição de trakking? obrigado!
Olá anonimo , tem vários lugares para fazer caminhadas as principais ficam na vila de Maromba !

Artigos Populares de Visconde de Mauá, RJ